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Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é organizado em séries e dividido em Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano).

O horário de funcionamento para o Ensino Fundamental I e II é das 7h às 12h.

O Ensino Fundamental é organizado em séries e os currículos, de acordo com o Artigo 26 da LDB n.º 9.394/96, em Componentes Curriculares - Base Nacional Comum, Parte Diversificada, e Extras, conforme seguem:

Base Nacional Comum

*Língua Portuguesa

*Arte/Música (Lei n.º1.769 de 2008)

*Educação Física

*História

*Geografia

*Ciências e Programa de Saúde

*Ciências Físicas e Biológicas

*Matemática

Parte Diversificada

* L.E.M. Inglês /Espanhol

 

A parte diversificada do currículo segue os referenciais - temas transversais - contidos nos PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais e será utilizada para contextualizar, sempre que possível, os conteúdos das disciplinas da Base Nacional Comum.

Para o Ensino Fundamental I, as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências e Matemática são aplicadas pelo mesmo professor e as demais por professores específicos em cada área

Para o Ensino Fundamental II, todas as disciplinas tem professores específicos para cada área.

O Ensino Fundamental é obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

* o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

* a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

* o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

* o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Artes: O ensino de arte serve para que o aluno construa um percurso de criação pessoal cultivado, ou seja, alimentado pela produção cultural em arte e pelos seus saberes em relação a uma determinada linguagem artística.

Ciências: O ensino de Ciências os alunos aprendem a viver melhor, a construir um mundo no qual ciência e tecnologia se conciliem com o bem-estar, com a proteção ao meio ambiente e com a melhoria da qualidade de vida.

Geografia: pretende tornar as aulas dos primeiros anos do Ensino Fundamental momentos de observação e reflexão, bem como construir o conhecimento a partir da própria experiência do educando e daí ampliar para outras realidades. Nesse processo, o professor tem o papel fundamental de estimular e mediar a aprendizagem. O estudo da Geografia está também voltado à formação da personalidade ética do cidadão, contribuindo assim para o desenvolvimento da cidadania, de sujeitos ativos e preocupados com o mundo em que vivem.

História: As aulas de História dos primeiros anos do Ensino Fundamental é uma estimulante iniciação a alguns dos conceitos e procedimentos básicos do método histórico. Aqui o ponto de partida da aprendizagem é a observação do cotidiano e da realidade social no tempo presente, para deles extrair referências e informações e com eles identificar situações e problemas que pedem reflexão, contextualização e visão histórica.

O objetivo final é o da inserção eficaz da História no processo educativo em vista do desenvolvimento intelectual, da formação da consciência pessoal, da construção da sociabilidade e das bases da cidadania. Os primeiros contatos com fontes e documentos e as primeiras descobertas sobre a complexidade teórica e prática do conhecimento histórico são meios para atingir esse objetivo.

A História, a Geografia e as demais disciplinas das chamadas humanidades cumprem um papel particular na função de ajudar os educandos a organizar o conhecimento sobre a realidade em que vivem, a criar suas identidades como pessoas e cidadãos e a participar da vida social de forma crítica e construtiva.

Inglês: O principal objetivo nesta disciplina é desenvolver no aluno o gosto pela língua inglesa e uma disposição confiante de aprendê-la. Pensando no aspecto sociointeracional da aprendizagem, além das atividades em dupla ou pequenos grupos, propomos ao final de cada unidade um projeto cooperativo visando desenvolver habilidades de trabalhar em grupo e explorar na prática o tema estudado, tornando a aprendizagem significativa e, portanto, eficiente.

Ao concluir o estudo do Fundamental I, o aluno estará habilitado a perguntar, ler, entender, interpretar e criar frases em inglês sobre inúmeros aspectos e situações básicas do dia-a-dia.

Língua Portuguesa: De acordo com os PCN: Para aprender a escrever, é necessário ter acesso à diversidade de textos escritos, testemunhar a utilização que se faz da escrita em diferentes circunstâncias, defrontar-se com as reais questões que a escrita coloca a quem se propõe produzi-la, arriscar-se a fazer como consegue e receber ajuda de quem já sabe escrever. Sendo assim, o tratamento que se dá à escrita na escola não pode inibir os alunos ou afastá-los do que se pretende; ao contrário, é preciso aproximá-los, principalmente quando são iniciados “oficialmente” no mundo da escrita por meio da alfabetização. Afinal, esse é o início de um caminho que deverão trilhar para se transformarem em cidadãos da cultura escrita.

Nesse contexto, é importante organizar o trabalho educativo de forma que os alunos possam fazer experiências com a escrita na escola, aprendendo a lidar com os aspectos notacionais da língua — relacionados ao sistema de escrita e às restrições ortográficas — e com os aspectos discursivos –– relacionados à linguagem usada nos textos escritos. Assim, é importante que, os alunos sejam solicitados a escrever em situações diversas: produzir textos orais coletivamente para o professor grafar ou produzir seus próprios textos escritos.

Matemática: Números e operações, espaço e forma (geometria), grandezas e medidas e tratamento da informação integrados entre si e com as demais áreas do conhecimento. Esses temas, acrescidos de raciocínio combinatório e simetria, são trabalhados ao longo dos cinco anos, sempre retomando, ampliando e aprofundando os conceitos e procedimentos já estudados.

Estimular a experimentação e a reflexão, possibilitando a construção e a apropriação gradativa dos conhecimentos. Por meio delas os alunos têm a oportunidade de conversar sobre Matemática de acordo com sua vivência, além de trabalhar os conceitos por meio de jogos, desafios, recortes, montagens, trabalhos interdisciplinares e artísticos.

Galeria de Fotos

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